domingo, 7 de outubro de 2018

A viagem da Léni

 Era uma vez uma sábia e simpática tartaruga chamada Léni. A Lénia como experiente guia, levou um grupo de pessoas muito atentas a viajar pelos nossos oceanos. A imensidão de águas azuis, quanta beleza. A diversidade da flora e fauna é um tesouro de um valor incalculável.  Na sua viagem enfrentaram alguns perigos, como os predadores naturais…mas a Léni revelou aos seus viajantes que os perigos que os animais marinhos tem de enfrentar são muitos maiores. Toda a beleza dos oceanos está a mudar devido a um novo habitante dos oceanos, que cresce a cada dia e cresce, cresce sem parar.  Muitas tartarugas da minha família e outros animais marinhos pelo mundo inteiro, já morreram devido a este novo habitante. Sabem qual é?
Plásticos “Plasticus marinhus”, estes são os novos habitantes que estão a invadir os nossos mares. Todos os anos vão parar ao mar 8 milhões de toneladas de plástico o que dá cerca de 200 kg por segundo!
As garrafas plásticas, por exemplo, demoram 450 anos a serem degradadas...puxa e ainda dizem que as tartarugas vivem muitos anos!!!!
Quando descartamos o lixo na nossa casa, os pacotes de leite, as embalagens de shampoo, de iogurtes, detergentes, os sacos de plástico das compras, os copos de plástico que usamos nos piqueniques…achamos que ao descartar esse lixo desaparece por magia. Mas isso não é verdade, e infelizmente uma grande parte destes desperdícios vão parar no mar
A Léni mostrou uma coisa horrível: uma ilha de plásticos! No Oceano Pacífico existe uma ilha aproximadamente 3 vezes o tamanho de França, constituída praticamente por plásticos!  
A Léni explicou como os plásticos pode ser uma terrível ameaça para todos os animais aquáticos e como as nossas praias estão cheias de lixo.
Já repararam a quantidade de lixo que encontramos nas praias? muito desse lixo é o mar que traz com as marés. É incrível a quantidade de palhinhas que encontramos: no mundo são gastas 300 milhões de palhinhas de plástico/ dia. E cotonetes???  Numa praia portuguesa foram apanhados 4000 cotonetes em apenas 1 hora. E os balões? Os balões que são lançados para o ar em eventos comemorativos, não ficam no ar, eles caem no mar, ou na terra e depois são trazidos pelo mar pelas águas da chuva. Percebem… a quantidade de lixo que vai parar ao mar?
Os cientistas estimam que em 2050 os oceanos terão mais plásticos do que peixes!!! Conseguem imaginar isso??? – Conseguem imaginar irem à praia num dia lindo de verão e encontrarem a areia ocupada por plásticos??? Não é isso que nós queremos, pois não?
Todos podemos e devemos ajudar para restabelecer um ambiente melhor… cada pequeno gesto conta!  Sejam mais conscientes e tentem utilizar a política dos 5 Rs nas vossas vidas.

Reduzir: Diminuir a quantidade de embalagens
Reutilizar: O maior número de vezes os objetos de plásticos para os fins que se destinam
Reciclar: No ecoponto amarelo
Repensar: Será que preciso mesmo disto tão embalado? Não existem alternativas melhores?
Recusar: Não obrigada não quero palhinha para a minha bebida!

Conto convosco!!!
Atividade realizada no âmbito do dia aberto do Porto de Leixões
15 de Setembro/2018

2 comentários: